sexta-feira, 9 de novembro de 2012

AGENDA CULTURAL DE 09 A 19 DE NOVEMBRO 2012
09 a 30 de Novembro

Atividade: Exposição “Relíquias do Mundo”
Local: Shopping Palladium  
Horários: Segunda a Sábado – 10hs às 22hs
                 Domingo e feriados – 14hs às 20hs
Ingressos: R$20,00
Informações: www.reliquiasdomundo.com

06 a 14 de Novembro

Atividade - 40° Festival Nacional de Teatro – FENATA
Promoção: UEPG
Apoio Cultural: PMPG/SMCT  
Local: Cine-Teatro Ópera / Teatro Marista
Telefone: (42) 3222-9652
PROGRAMAÇÃO 40° FENATA
09 de Novembro – Sexta- Feira

10h – Espetáculo de Rua- Peça: TAIÔ
Sinopse: Nesta montagem a Cia. do Miolo investiga a possibilidade da construção de asas, enquanto metáfora da potencialidade humana. Música e poesia se encontram para ressoar a voz de um povo-pombo cansado de migalhas no chão que descobre suas asas para tentar alçar longos vôos. O espetáculo inicia-se com cenas quânticas em que as figuras/atores dirigem-se a uma pessoa ou a pequenos grupos e ali dialogam, apresentam suas questões, convidam o espectador. Voar como pipas, que desbicam ao sabor do vento e que, mesmo “taiados”, ressurgem novos e coloridos neste imenso lençol azul que é o céu.  Homem, bicho, criança, mulher, passarinho, juntados de pedaços, caminham em busca do sol.
Autor: Jé Oliveira- Direção: Renata Lemes
Grupo: Companhia do Miolo- São Paulo – SP
Local: Calçadão da Rua Coronel Cláudio- Duração: 50 minutos- Classificação: livre

14h – Espetáculo para Crianças- Peça: O FEITIÇO
Sinopse: O Feitiço conta a história de um amor impossível entre o soldado Navarro e a bela Isabela. O casal está impedido de se unir por força de uma maldição lançada pelo Bispo de Áquila que nutre um desejo possessivo por Isabela. Navarro acredita que o único modo de quebrar esse feitiço é destruindo o Bispo. Para isso contará com a ajuda do único homem que conseguiu escapar com vida das masmorras de Áquila: O Rato.
Autor: Autônomos de Teatro-  Direção: Paulo Merísio- Grupo: Autônomos de Teatro-  Uberlândia– MG
Local: Teatro Marista- Duração: 50 minutos- Classificação: a partir de 8 anos

20h30 – Espetáculo Adulto- Peça: PORTELA, PATRÃO. MÁRIO, MOTORISTA
Sinopse: Em meio a bonecos que compõem o cenário da peça, inspirados nos personagens animalescos que habitam as gravuras “Os Caprichos”, de Goya, dois homens, de realidades sociais distintas, se encontram no final de uma noite, num boteco. Portela, patrão; Mário, motorista. Este é o ponto de partida para uma reflexão sobre as relações humanas pautadas pelo dinheiro e pelo poder que dele advém. Portela tem na bebida uma espécie de antídoto para o seu coração frio de patrão, que se humaniza quando está embriagado. Mário, por sua vez, se aproveita das “escapadas alcoólicas” de seu patrão para agradá-lo e garantir seu emprego de motorista, neste mundo que parece aceitar todas as mazelas humanas, oriundas de uma sociedade excludente. Mundo esse, que se organiza em torno das relações de trabalho e que se deixa embriagar pela espetacularização da vida, repetindo modelos e comportamentos, onde encontramos Portelas, Mários e bebedeiras por toda parte.
Autor e Direção:Verônica Fabrini- Grupo: Boa Companhia- Campinas – SP
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditorio A- Duração: 70 minutos- Classificação: 14 anos

22h – Às Dez Em Cena- Peça: YOLANDA CALA BOCA
Sinopse: Foi no telhado de sua casa, que Yolanda foi vista pelos vizinhos da última vez. A solidão e a doença a consumiram. Entre o real e o imaginado ela constrói seu pequeno mundo. Aos 80 foi diagnosticada com Alzheimer e desde então foi abandonada por todos que diziam ama-la. O work in progress de 30 minutos da Casa das Fases, com a atriz Carmen Mattos, é resultado de uma pesquisa de três anos com pessoas próximas ao grupo e que foram diagnosticadas com o Mal de Alzheimer.
Autor e Direção: João Henrique Bernardi- Grupo: Cia de Theatro Casa das Fases- Londrina – PR
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório B- Duração: 30 minutos                 

10 de Novembro – Sábado

10h – Espetáculo de Rua-  Peça: MINHA ALMA É NADA DEPOIS DESSA HISTÓRIA
Sinopse: Um vigia de uma fábrica se apaixona por uma misteriosa mulher chamada Cleide. Mulher que faz amor com árvores e carrapatos. Um dia Cleide desaparece e este amor se torna uma história sem flor e alma.
Autor e Direção: Ribamar Ribeiro- Grupo: Os Ciclomáticos Cia. de Teatro- Rio de Janeiro – RJ
Local: Parque Ambiental- Duração: 45 minutos- Classificação: livre                                            

15h – Teatro de Bonecos/Animação para Crianças- Peça: ANJO DE PAPEL
Sinopse: Anjo de Papel é um espetáculo encenado com a técnica de teatro de sombras e transparências, e conta a história de clara, uma velha mulher que nada tem além de uma tesoura de metal que encontrou jogada por aí. Todos os dias ela vagueia por um mundo de papel amontoado procurando retalhos para dar forma aos seus sonhos. Em um desses passeios encontra um anjo de papel caído e decide cuidar dele. Assim, entre cuidados e insônias nasce uma amizade que mudará seus destinos para sempre.
Autor e Direção: Rafael Curci- Grupo: Cia Fios de Sombra- Campinas – SP
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório B- Duração: 45 minutos- Classificação: a partir de 6 anos

20h30 – Espetáculo Adulto-  Peça: O AMOR DE DOM PERLIMPLIM COM BELISA EM SEU JARDIM
Sinopse: A Obra “O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu jardim” mexe com os sentidos, questiona a vida, e espelha sentimentos a muito adormecidos. Todo poeta escreve uma história de amor, Lorca resolveu gritá-la. “Aleluia erótica, farsa burlesca, teatro de fantoches, tragicomédia”, muitas são as possibilidades em enquadrar esta obra, o que certamente pode ser visto, é um lindo espetáculo que dança harmoniosamente entre a farsa, o riso, a lágrima, a poesia imagética e a crítica social. Uma canção de amor impossível que oscila entre a paixão e a morte. D.Perlimplim, inocente, e envolto pela tristeza da velhice, descobre tardiamente o amor e a paixão na figura da jovem e ardente Belisa. Unidos por um casamento de interesses, o desencontro de tão distintos universos é inevitável. Na noite de núpcias, Belisa em sua sede implacável de ser desejada, trai o marido com 5 amantes. Perlimplim desonrado, mas apaixonado pela jovem, cria o personagem de um amante imaginário, que a seduz, envolvendo todos em um perigoso jogo de desejo e mistério que culmina em um dos mais surpreendentes finais da dramaturgia mundial.
Autor: Federico García Lorca-  Direção: Claudio Sásil- Grupo: Cia Ser ou não Cena de Teatro-  Rio de Janeiro Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório A- Duração: 75 minutos- Classificação: 14 anos

22h – Às Dez Em Cena- Peça: ANÁGUAS
Sinopse: Assinado pela reconhecida autora Lourdes Ramalho, ANÁGUAS fala do mundo subjetivo de uma mãe e duas filhas envolvendo conflitos familiares; questões como: incesto, abuso sexual e prostituição são tratados dentro do contexto familiar. ANÁGUAS coincide com as comemorações do centenário de Luiz Gonzaga ícone da cultura nordestina, o espetáculo revela um Nordeste desconhecido, aquilo que habita a fogueira subterrânea das relações familiares. No ano em que se comemora os cem anos de publicação do livro de poemas "Eu" de Augusto dos Anjos, ANÁGUAS evoca a crueldade da existência, tal como monólogo de uma sombra na fala de cada uma das mulheres em cena. Observamos discussões contemporâneas sobre o teatro, a nível mundial e brasileiro, que vislumbram profundas mudanças tanto no processo de construção e produção como no resultado final e estético. O espetáculo “Anáguas”, através de sua direção, ousadamente representa uma dessas mudanças ao colocar a plateia dentro da cena transformando-a em atores coadjuvantes e parte essencial deste.A direção de José Maciel da Silva optou por uma montagem intimista em forma triangular e atemporal. Três escadas definem o espaço trabalhado pelas atrizes que dão vida aos personagens. As escadas definem bem a intenção do poder que essas mulheres exercem diante da família.
Autor: Lourdes Ramalho-  Direção: José Maciel da Silva- Grupo: Companhia Oxente-  João Pessoa
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório B- Duração: 55 minutos- Classificação: 14 anos
                                                                                                                     
11 de Novembro – Domingo

15h – Espetáculo para Crianças- Peça: LILI REINVENTA QUINTANA
Sinopse: Lili reinventa Quintana” é uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana. Era uma vez uma menina chamada Lili... que sonha... perdida entre caixas, livros, fragmentos de histórias. Então é necessário encontrar o que fazer e a chave para sair deste lugar. Uma viagem por mundos construídos através das palavras, histórias e poemas de Quintana.
Autor: Max Reinert - Direção: Max Reinert-  Grupo: Téspis Cia. de Teatro-  Itajaí – SC
Local: Teatro Marista- Duração: 40 minutos- Classificação: 6 a 10 anos

20h30 – Espetáculo Adulto- Peça: DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
Sinopse: Deus e do diabo na terra do sol” narra a saga de Manuel e Rosa. A comida pouca, o trabalho pesado, a absoluta falta de facilidades são fatos rotineiros na vida desses dois. Manuel num gesto heróico / anti-heróico, tentando manter o que lhe resta de dignidade, torna-se o assassino do Coronel Morais – seu patrão, explorador e carrasco. Perseguido pelos homens de Morais que já mataram sua mãe, Manuel e Rosa lançam-se a um calvário em busca da salvação espiritual em detrimento de um corpo que sofre desde sempre. A partir desse momento, junto aos dois, começamos a presenciar a batalha travada pelo duo poder / religião. De um lado está o Santo Sebastião – beato ilustre, responsável pela debandada de grande parte dos empregados dos coronéis da região que viram em suas promessas uma possibilidade de existência –, do outro os próprios coronéis. O primeiro luta com as armas fortes da religião os outros com armas de fogo, e é nesta campanha – a dos armados – que entra a misteriosa figura de Antônio das Mortes, vil matador de aluguel que faz do seu ofício um orgulho. Antônio das Mortes, cumprindo seu dever, comete um massacre de beatos, em Monte Santo, deixando vivos, apenas, Manuel e Rosa. Neste ponto da história surge a antológica figura de Corisco, o Diabo Louro. Representante do grande cangaço, Corisco é uma espécie de herói dos pobres e marchava com sua esposa e seguidores em busca do Deus Negro, Sebastião. Ao saber do assassínio, Corisco promete vingança e sai à caça de Antônio. Encontram-se. Em épica batalha o matador de cangaceiros mata Corisco e fere sua mulher, Dadá. Assegurado pela promessa do Santo de que um dia o sertão viraria mar e o mar, sertão, Manuel corre até encontrar o mar. E no mar, a esperança de, ainda, viver.
Autor: Glauber Rocha- Direção: Jefferson Almeida- Grupo: Cia Provisória- Rio de Janeiro – RJ
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório A- Duração: 115 minutos- Classificação: 16 anos

12 de Novembro – Segunda- Feira

10h – Espetáculo de Rua-  Peça: AMOR POR ANEXINS
Sinopse: O personagem Isaías, um velho de aparências não muito interessantes, tenta conquistar uma bela e interesseira viúva. Tudo seria normal se não fosse o vício de Isaías de falar quase o tempo inteiro através de anexins, ou seja, ditados populares.
Autor: Arthur Azevedo- Direção: Silvestre Ferreira- Grupo:Dionisos Teatro-  Joinville – SC
Local: Calçadão- Duração: 50 minutos- Classificação: 12 anos

14h – Teatro de Bonecos/Animação para Crianças- Peça: O PATINHO FEIO
Sinopse: O patinho feio narra a história de uma pequena ave cuja feiúra causa desprezo entre os animais no lugar onde nasceu. Um dos contos clássicos mais difundidos e admirados da literatura universal, com uma trama que seduz e encanta. Remete-nos à solidariedade e respeito às diferenças. Ele vence as adversidades do destino, superando todos os obstáculos e provocando o respeito e admiração de todos. Este espetáculo marca a estréia do figurinista e ator-manipulador como encenador, na área do teatro de animação. Cenários, bonecos e adereços são confeccionados por Claudio Miiller a partir da sua reconhecida habilidade no trato a diferentes tipos de confecção com tecidos. Os bonecos são movimentados por hastes metálicas e esporádicos fios de apoio, inspirados na forma de manipulação do “puppi siciliano”, com exceção da personagem que apresenta o espetáculo, Hans Christian Andersen, que é apresentado na técnica de marionete de fios. Livre adaptação da obra de Hans Christian Andersen, por Claudio Miiller
Direção: Claudio Miiller- Grupo: Cia Miiller de Teatro de Bonecos-  Curitiba – PR
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório B- Duração: 50 minutos- Classificação: livre

14h – Espetáculo para Crianças- Peça: DOIS CAVALHEIROS DE VERONA
Sinopse: Na cidade de Verona vivem os amigos Proteu e Valentino. Proteu acaba se apaixonando pela amada do amigo e decide separar o casal. Mas Júlia, o primeiro amor de Proteu, se disfarça de pajem para atrapalhar os planos dele e recuperar seu amor.
Autor: William Shakespeare- Adaptação e Direção: Nadege Jardim-
Grupo: Projeto Shakespeare Livre- Blumenau – SC
Local: Teatro Marista- Duração: 50 minutos- Classificação: a partir de 9 anos

20h30 – Espetáculo Adulto- Peça: POIS É, VIZINHA...
Sinopse: Pois é, Vizinha..., uma adaptação de Deborah Finocchiaro do texto “Una Donna Sola”, de Franca Rame e Dario Fo (Prêmio Nobel de literatura 1997), conta a estória de Maria, uma dona-de-casa trancafiada em casa pelo marido “gauchão” que é obrigada a suportar o cunhado semi-paralítico e tarado, o “voyeur” do prédio vizinho, o tarado do telefone e o apaixonado rapaz que é professor de inglês. Um dia se depara com uma vizinha do prédio em frente e desabafa. Aos poucos, o simples cotidiano revela-se patético. A linguagem cômica é utilizada como ponte para retratar, com muita atualidade, as situações trágicas e recorrentes do nosso cotidiano, tais como: a violência doméstica contra a mulher; a hipocrisia que permeia tantos casamentos; o prazer ou desprazer sexual feminino; a fragilidade dos valores calcados nos bens materiais; a dependência no “outro”; o difícil exercício da liberdade; além do questionamento dos valores consumistas impostos pela mídia em geral. Em mais de 560 apresentações, assistido por mais de 200.000 pessoas nos dezoito anos de estrada, Pois é, Vizinha... vem conquistando platéias de todas as idades de Norte à Sul do Brasil e também na Argentina, além de participar de reconhecidos festivais e projetos, entre eles o Lâmpada Mágica AES Sul, Palco Giratório SESC e todas as edições da Mostra Porto Verão Alegre. É o primeiro espetáculo gaúcho a virar curta-metragem na primeira edição do “Histórias Curtas” da RBS TV, em 2001. Pois é, Vizinha... é uma comédia que retrata as relações humanas de uma forma clara e direta, fazendo com que o público se identifique e, através de muitos risos, possa repensar e questionar a própria vida.
Autor: Dario Fo e Franca Rame- Direção: Deborah Finocchiaro
Grupo: Companhia de Solos & Bem Acompanhados-  Porto Alegre – RS
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório A- Duração: 70 minutos- Classificação: 12 anos

22h – Às Dez Em Cena- Peça: ESPELUNCA
Sinopse: O dono de um restaurante decadente tenta mantê-lo, mas nenhum cliente aparece... até que chega uma figura inusitada, e os dois, em uma comunicação confusa, vão se deixando levar às situações diversas que esse lugar pode proporcionar. O espetáculo é influenciado pelo cinema mudo e praticamente toda a encenação é levada ao som de chorinhos instrumentais, criando uma atmosfera irreverente, genuinamente brasileira. “Espelunca” é um espetáculo dinâmico, lúdico e divertido, que, através da palhaçaria clássica, traz a tona uma temática recorrente e inesgotável: a necessidade do outro. Mesmo que o outro não seja exatamente o que se esperava.
Autor e Direção: Breno Sanches- Grupo: Milongas-  Rio de Janeiro – RJ
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório B- Duração: 55 minutos- Classificação: 12 anos

13 de Novembro – Terça- Feira

10h – Espetáculo de Rua- Peça: JÚLIA
Sinopse: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando.  Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”.  Não é fácil ter pernas!
Autor: Cirquinho do Revirado-  Direção: Romualdo Luciano Sedrez- Grupo: Cirquinho do Revirado
Roteiro: Fabiano Peruchi, Pépe Sedrez, Reveraldo Joaquim e Yonara Marques-  Criciúma – SC
Local: Calçadão- Duração: 55 minutos- Classificação: 13 anos

14h – Teatro de Bonecos/Animação para Crianças- Peça: A TERRA DOS MENINOS PELADOS
Sinopse: A Cia. Manoel Kobachuk adapta para o teatro de bonecos a “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos. A montagem é realizada com bonecos de varas, uma luva e um marotte, que propõe o projeto cenográfico e de trilha sonora, através do qual se materializam no palco, os dois planos básicos da obra: a realidade e o imaginário e, em determinadas situações, a fusão de ambos.  O texto fala de Raimundo, um menino realmente especial. Por um lado igual a toda criança. Por outro lado diferente, pois não tinha um fio de cabelo na cabeça e os olhos eram incomuns: um preto e outro azul. Por isso não era aceito pelas outras crianças que zombavam dele. O menino não tinha com quem falar. Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul
Autor: Graciliano Ramos, adaptação da Cia. Manoel Kobachuk
Direção: Manoel Kobachuk-  Grupo: Cia Manoel Kobachuk-  Curitiba – PR
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório B- Duração: 45 minutos- Classificação: a partir de 5 anos

14h – Espetáculo para Crianças- Peça: CABEÇA DE VENTO
Sinopse: Léo é um menino de 8 anos, apaixonado por pipas, brincadeira/ofício que aprendeu com seu pai. Ao ganhar de presente um livro que pertenceu a ele, faz um mergulho na História, entrando em contato com três diferentes personalidades que, a seu tempo e a seu modo, marcaram a História da humanidade: o cientista e inventor norte-americano Benjamin Franklin, a guerreira e rainha chinesa Fu Hao, e Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra. Enquanto interage com esses personagens, Léo, sem perceber, elabora a perda recente do seu pai, sob as diferentes perspectivas e visões sobre a vida e a morte apresentadas a ele durante esses encontros inusitados. Através da força da imaginação, a peça aborda, de uma maneira delicada e sutil, temas como afeto, família, morte, luto na infância e a construção da identidade. O espetáculo fala da família como um lugar de acolhimento e de afeto, fala das perdas inevitáveis que todos sofremos, dos momentos de mudança nas nossas vidas que nos fazem crescer, da afirmação positiva da identidade individual, do poder transformador do conhecimento. O pequeno espectador trilha, junto com o personagem principal, uma jornada de amadurecimento, aprendizado e crescimento, vendo respeitada e valorizada sua fantasia e imaginação. E, ao mesmo tempo, acompanha uma viagem pela origem e a história da pipa, na perspectiva muito pessoal de Léo.
Autor e Direção : Cleiton Echeveste- Grupo: Pandorga Companhia de Teatro- Rio de Janeiro – RJ
Local: Teatro Marista- Duração: 55 minutos- Classificação: a partir de 6 anos

20h30 – Espetáculo Adulto- Peça: O MALEFÍCIO DA MARIPOSA
Sinopse: “A comédia que vamos apresentar é humilde e inquietante, comédia rota, das que querem arranhar a lua e arranham o próprio coração”. Assim têm início uma aventura pelos meandros deste sentimento delicado e imenso, grande tema da literatura universal: o amor. Em “O Malefício da Mariposa”, Federico Garcia Lorca utiliza a fábula para visitar pequenas sutilezas das relações afetivas, com a originalidade e profundidade de poucos, dentro de um universo inusitado: o mundo dos insetos. Em meio à atmosfera poética de um estranho jardim, ínfimas criaturas da natureza amam e sofrem de maneira muito parecida à nossa, seres humanos. Para trazer à cena este texto poético, foi necessário um intenso e diário trabalho de imersão. Assim, nos aprofundamos no universo da obra e no imaginário destes seres do jardim e nos encontramos entre a linguagem do teatro de formas animadas e o trabalho com atores de carne e osso. Um amor impossível é um problema para qualquer coração, seja de um poeta ou de um inseto, ou porque não, de um inseto poeta? Afinal, como diz o autor, “o amor nasce com a mesma intensidade em todos os planos da vida e o mesmo ritmo da brisa nascida do ar tem a estrela da manhã, tudo é igual na natureza”.
Autor: Federico Garcia Lorca-  Tradução: Ana Rosa Genari Tezza- Direção: Ana Rosa Genari Tezza
Grupo: Ave Lola Espaço de Criação-  Curitiba – PR
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório A- Duração: 75 minutos- Classificação: livre

22h – Às Dez Em Cena- Peça: O INCRÍVEL LADRÃO DE CALCINHAS
Sinopse: Uma história de detetives baseada no estilo do Cine Noir, caracterizado por filmes tipo "B" das décadas de 40 e 50, onde a falta de caráter e o crime são as marcas mais presentes. O escritório do Detetive Bill Flecha é procurado por Srta. Velda, uma "mulher-fatal" que tem sua "peça íntima" roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro. Inspirado na vida e obra de Dashiell Hammett, considerado o pai da literatura policial moderna, o espetáculo utiliza uma técnica de construção de bonecos pouco conhecida no Brasil, a partir de modelos desenvolvidos por Hansjürgen Fettig em seu livro "Rod-Puppets & Table-Top Puppets (Standing Figures). A cenografia foi inspirada no "Expressionismo Alemão", movimento artístico que contribuiu para o surgimento do Cine Noir.
Autor e Direção: Willian Walter Sieverdt- Grupo: Trip Teatro de Animação-  Rio do Sul – SC
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório B- Duração: 55 minutos- Classificação: 12 anos

14 de Novembro – Quarta- Feira

14h – Teatro de Bonecos/Animação para Crianças- Peça: O SÍTIO DOS OBJETOS
Sinopse: Nasce o sol e o galo canta sua alegre canção matutina. Luvas, garfos, leques, espremedores de frutas, escorredores de arroz e outros utensílios domésticos transformam-se em divertidos personagens rurais. A Galinha, a Vaca, o Pato, o Pavão, os Porcos e os pássaros desfilam cômicas situações. Flashes fotográficos retratam fortes relâmpagos, travesseiros manipulados fazem a dança das nuvens anunciando o temporal que fará brotar o encantado Sítio dos Objetos. Solitário, o caipira, só tem os animais de seu Sítio como companheiros: o cavalo xucro que se recusa a puxar a carroça, o cão Tato que vive a saltar sobre seu dono, os pássaros que comem as sementes, a lagarta que come a plantação. Ao final de tantos duelos e emocionantes conflitos, homem e natureza vivem em harmonia.
Autor e Direção: Mariza Basso-  Grupo: Mariza Basso Formas Animadas- Bauru – SP
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório B- Duração: 45 minutos- Classificação: a partir de 3 anos

20h- PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO

20h30 – Espetáculo Adulto- Peça: LAVADEIRAS DA MEMÓRIA
Sinopse: Histórias retratam dramas do cotidiano de forma bem humorada e descontraída. Textos inéditos e escritos especialmente para o projeto são narrados em primeira pessoa por duas atrizes que dividem a cena e dão vida as várias personagens. As histórias são embaladas e amarradas por uma trilha sonora delicada e envolvente. São histórias que falam de amor aos filhos, de dedicação e da condição feminina. Falam de sensibilidade, com direito a gritos e gargalhadas. Elas sobem nas tamancas, elas rodam a baiana, elas armam o barraco em nome dos sonhos e do respeito ao peito, a cria, a sexualidade. Elas são de forno e fogão e de cama também, por que não? Elas economizam, elas denunciam, elas botam pra quebrar e sabem requebrar, sabem brincar e cantar a vida com  alegria, virando o jogo, dando a volta por cima, reconhecendo o erro, aprendendo, ensinando, perdoando,  remoçando. Elas querem preservar a natureza da fêmea em extinção e perpetuar a espécie ameaçada pela  brutalidade, por desigualdades e pelo preconceito. Elas não perderam a fé e estão pro que der e vier, sem  demagogia, com um pouco de nostalgia, mas de olho no presente, sabiamente. Este espetáculo é inspirado na melhor idade. Este espetáculo é dedicado a melhor idade. 
Autor: Adriana Azenha- Direção Musical: Kantagiraiê- Direção: Cia Azenha de Teatro
Grupo: Azenha de Teatro- Cidade: São Paulo – SP –
Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório A- Duração: 60 minutos- Classificação: 12 anos

Locais de Apresentação das Mostras Competitivas e não-competitivas
 
- Espetáculos Categoria Adulto- Cine Teatro Ópera – Auditório A - Rua XV de Novembro, 452/468
- Espetáculos Categoria para Crianças- Teatro Marista- Rua Rodrigues Alves, 701 – Jardim Carvalho
- Espetáculos Categoria Rua- Calçadão da Rua Coronel Cláudio e Parque Ambiental
-Espetáculos Categoria Teatro de Bonecos/Animação- Cine Teatro Ópera-  Auditório B
- Espetáculos “Às Dez Em Cena”- Cine Teatro Ópera – Auditório B  

MAIS ATIVIDADES

07 de Novembro – Quarta- Feira

Atividade: Audição de Classe “ Flauta”  - Professor Leandro Gaetner
Promoção: SMCT e Conservatório Musical Paulino Martins Alves
Horário: 19h30
Local: Conservatório Musical Paulino Martins Alves

Atividade: Apresentação Oficial das Candidatas à  Rainha  da 23ª Munchenfest
Promoção: Prefeitura de Ponta Grossa, Heineken e Toycas
Local: Toycas
Horário: 20h-  Convites Dirigidos

08 de Novembro – Quinta- Feira

Atividade: Lançamento da Exposição “Universo Simbólico”- A prática artístico-terapêutica como expressão da linguagem do inconsciente- Artes visuais/Arteterapia com  Rosane Volpi Santos
Promoção: PMPG/SMCT 
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa- Galeria João Pilarski
Horário: 20h- Convites Dirigidos

Atividade: Formatura dos Alunos do Curso de Corte e Costura
Promoção: SOS
Horário: 19h
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa

09 de Novembro – Sexta- Feira

Atividade: Reunião Clube de Mães do SOS
Promoção: SOS
Horário: 13h
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa

09 e 10 de Novembro

Atividade: Encontro Para-Dançar
Sinopse: O Encontro Para-Dançar visa promover um ambiente de integração e busca aperfeiçoar o senso estético e a capacidade de apreciação pela diferença. Além disso, oferece oportunidade de reconhecimento aos participantes como produtores de arte, e não como pessoas com deficiência que dançam, e aos profissionais e estudantes que desenvolvem trabalhos relacionados com a dança como instrumento de inclusão, de recuperação e de desenvolvimento pessoal.  Seis grupos de dança do Paraná e de outros estados, que têm no elenco pessoas com deficiência física e/ou mental, participarão do evento: Dança Sem Limites (Ponta Grossa/PR); Cia de Dança Guerreiros (Curitiba/PR), In Pulse Stúdio de Dança (Curitiba/PR), Grupo Sentir (São Bernardo do Campo/SP), Grupo de Dança Sobre Rodas Compasso do Corpo (Niterói/RJ) e Grupo de Dança sobre Rodas Corpo em Movimento (Niterói/RJ), estes dois últimos integrantes da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).  O coordenador do Encontro Para-Dançar e diretor de produção, Jorge Schneider afirma que  Ponta Grossa abrirá  espaço para uma grande troca de experiências que certamente beneficiará a todos os participantes. O Encontro Para-Dançar é uma realização do Ministério da Cultura, sob a coordenação do diretor de produção Jorge Schneider, com patrocínio da Copel e apoio da Prefeitura de Ponta Grossa e do Programa Conta Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.
Horário: 14 horas (dia 9, sexta-feira) e 20 horas (dia 10, sábado)
Local: Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi- Rua Silva Jardim, nº 7, no Complexo Ambiental - Centro
Ingressos: Entrada Franca
Informações pelo telefone (42) 3223-8204  ou http://www.facebook.com/EncontroParaDancar.         
Obs: Sobre as Oficinas e Fórum mais informações constam ao final desta agenda, no segmento dança. 

10 de Novembro – Sábado

Atividade: Sonora Brasil: “ Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança”- Grupo da Paraíba
Sinopse: O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil
 Promoção: SESC PG
Apoio Cultural:  SMCT 
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
Horário: 20h                     Ingressos: Entrada Franca

Atividade – Show Raimundos
Promoção: Jovem Pam
Local: Play Acoustic Bar
Telefone: (42) 3027.6202
Atividade – Ferveção 2012 - Show João Bosco e Vinícius
Promoção: Grupo República
Local: Centro de Eventos Ponta Grossa
Classificação: 18 anos
Ingressos: A partir de R$ 25,00

10 e 11 de Novembro
XXIII Festa do Colono
       A Festa do Colono de Guaragi tem como principal meta expor os resultados das atividades rurais e divulgar a cultura, típica do colono do Distrito. Abrir espaço para os produtores divulgarem e comercializarem seus produtos, além de reunir a comunidade para festejar a colheita. Devido ao número significativo de pessoas que se deslocam a cada ano até o local a Festa do Colono pode ser considerada um atrativo turístico.
Local: Clube Esportivo de Guaragi - Rua Prefeito Julio Moleta, Guaragi
Nome: COFESC - Comissão Organizadora da Festa do Colono
Endereço: Rua Benjamin Constant, s/n
Telefone: (42) 3270-1218
Fax: (42) 3270-1143
Home Page: www.guaragi.com


11 de Novembro – Domingo

Atividade: “Réquiem em Ré Menor”- W.A. Mozart - Com o Coro Cidade de Ponta Grossa
Promoção: Conservatório Maestro Paulino, FAUEPG e SMCT
Local: Igreja Luterana Bom Pastor
Horário: 11h - Ingressos: Atividade Livre

12 de Novembro – Segunda- Feira

Atividade: Apresentação artística com usuários do CAPS AD
Promoção: PMPG/ SMCT 
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
Horário: 14h                  -  Ingressos:  Entrada Franca

12 de Novembro a 12 de Dezembro – Sexta- Feira

Atividade:  Concurso “ A Melhor Comida de Boteco de Ponta Grossa 2012”- Atividade inserida na realização da 23ª Munchenfest
Promoção: PMPG/ SMCT 
Local: Diversos locais 
Participantes: Boteco da Visconde, Botequim da Original, BBQ Steak House, Bier Hoff Microcervejaria, Leed’s English Pub, Montecito Mexican Bar, Choperia Baviera, Villa Família Mikulis, Mediterrâneo Pub 

13 de Novembro – Terça- Feira

Atividade: Recital da Escola de Música HP
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
Informações: Alcione 3229 2921

16, 17 e 18 de Novembro

Atividade: Carnaval Fora de Época e Concurso Rainha do Pagode
Promoção: SOHO Promoções e Eventos e Prefeitura de Ponta Grossa/ SMCT
Local: SOHO – Artigo 10 Casa Show- Rua Lucio de Mendonça, 348, Esquina com Avenida dos Vereadores
17 de Novembro – Sábado

Atividade: Stand up Comedy –  “ Humor em HD”  
Promoção: Diego Castro
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
Horário: 21h
Ingressos: R$ 12,00 (inteira)   R$6,00 ( meia-entrada)
Ingressos Antecipados a venda no Centro de Cultura = R$ 6,00 ( válido para entrada inteira)
Classificação Indicativa: 14 anos         - Mais informações: 9960- 0929

19 de Novembro – Segunda- Feira

Atividade: Audição de Classe “ Piano”  - Professor Douglas Passoni
Promoção: SMCT e Conservatório Musical Paulino Martins Alves
Horário: 19h30
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa

Confira outras Atividades

Ø 23º Münchenfest

- INSCRIÇÕES PARA O DESFILE - CONCURSO DE BLOCOS:
                De 08 a 14 de Novembro. Informações na Secretaria Municipal de Educação: 3220.1127 ou silvia-sme@pg.pr.gov.br; marcia-sme@pg.pr.gov.br. Regulamento no site: www.pontagrossa.pr.gov.br
Ø  Dança
OFICINAS E FÓRUM  ENCONTRO PARA-DANÇAR

OFICINAS – 09 e 10/11/2012
·         POSSIBILIDADE
Para pessoas com deficiência que já praticam atividades relacionadas com dança e desejam se reciclar/aperfeiçoar-
Turma 1 - 9/11/2012 - 16h30 às 17h45 - Grupo de Dança Sobre Rodas Corpo em Movimento (Niterói/RJ) - 30 vagas
Turma 2 - 10/11/2012 - 10h30h às 11h45 Cláudia Fantin (Curitiba/PR) - 30 vagas

·         ADAPTAÇÃO
Destinada à profissionais e estudantes que queiram desenvolver trabalhos relacionados com a dança como  instrumento de inclusão, de recuperação e de desenvolvimento pessoal.
Turma 1 - 9/11/2012 - 16h30 às 17h45 - Grupo Sentir (São Paulo/SP) - 30 vagas
Turma 2 - 10/11/2012 - 10h30h às 11h45 - Grupo Sentir (São Paulo/SP) - 30 vagas

·         A POSSIBILIDADE DO MOVIMENTO E SUA ADAPTAÇÃO
Aberta ao público em geral, busca através da dança as possibilidades que os corpos (deficientes ou não) apresentam para se movimentar.
Turma 1 - 9/11/2012 - 18h  ás 19h15 Grupo de Dança Sobre Rodas Corpo em Movimento (Niterói/RJ) - 30 vagas
Turma 2 - 10/11/2012 - 9h00 às 10h15 Cláudia Fantin (Curitiba/PR) – 30 vagas

FÓRUM 10/11/2012 - 15h às 18h
Para dirigentes, professores, dançarinos e demais interessados em debater a atual situação do segmento e buscar alternativas para  desenvolve-lo.
Cláudia Fantin  -  “Diversidade corporal na dança contemporânea”- Pesquisadora e bailarina da Limites Cia. de Dança.  
Amanda Peres de Azevedo Santos –“Influencia psicológica da dança”- Coordenadora de dança inclusiva e Psicóloga   ANDEF
Joseana Wendling Withers  - “A dança como numa nova perspectiva na neuroreabilitação” -Presidente do Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação
Edy Style : “ A inclusão pela dança”- Diretor e coreógrafo do  In Pulse Studio  de Dança/PR

Ø  Na Casa da Dança acontecem aulas de dança diariamente. Confira a programação:
 
·         Dança de Salão com o  Professor Erickson 
Turma 1 - Segundas e Quartas das 19h às 20h30-  Turma 2 - Segundas e Quartas das 20h30 às 22h
Inscrições R$ 20,00+ 1 Lata de Leite em Pó - Mensalidade: R$ 20,00
                                                                      
·         Dança de Rua com o professor Marcelo         
Turma 1 - Segundas e Sextas das 18h às 19h-  Turma 2 - Sábados  das 14h às 16h
Inscrições: R$ 10,00 + 1 Lata de Leite em Pó-  Mensalidade R$ 10,00
                                                                                                                                          
·         Ritmos com a professora Juli    
Aulas Terças e Quintas- das 15h às 16h e das 17h às 18h 
 Inscrições       R$ 10,00 +1 Lata de Leite em Pó - Mensalidade R$ 10,00
 
·         Alongamento  com a Professora Juli
Aulas   Terça e Quintas – das 14h às 15h e  das 18h às 19h  
Inscrições R$ 10,00+ 1 Lata de Leite em Pó-  Mensalidade: R$ 10,00

Ø  Artes Visuais

·         Acontece todas as quintas-feiras, das 19h às 21h, no Departamento de Artes Visuais , no  Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa ( Antiga TV Educativa),  o Projeto “Pinta na Quinta”, que consiste numa reunião com os artistas visuais de Ponta Grossa, com tomada de decisões importantes para este segmento artístico . 
·         Acontece todos os sábados, das 9h às 14h, no Departamento de Artes Visuais, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa ( Antiga TV Educativa,  o Projeto “Feira de Arte”, com artistas da ARPON- Associação dos Artistas Plásticos Pontagrossenses. Neste local os artistas se reúnem para divulgar e comercializar suas obras.

·         Qualquer mudança na programação ( data, horário, ingresso ou cancelamento) é de inteira responsabilidade do promotor do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário